
Mais de 200 vinhetas da MTV estão reunidas na exposição "Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea" que poderá ser visitada até o dia 17 agosto no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
A exposição exibe pela primeira vez no Brasil as vinhetas criadas por artistas gráficos animadores de todo o mundo divididas em 36 núcleos, que fazem referência a temas como citações cinematográficas, metamorfoses, violência e "brasilidades".
Para André Stolarski, o curador da exposição, "o comportamento visual da MTV foi um dos sintomas inaugurais de uma transformação radical nas relações entre pessoas e corporações. Suas vinhetas institucionais podem ser entendidas como uma chacoalhada na estabilidade das idéias que rondavam o conceito de imagem corporativa. O próprio logotipo da MTV, cuja sólida e arquitetônica inicial M é pichada pela sigla TV, é uma clara metáfora dessa atitude".
A exposição também pretende mostrar que o conjunto das vinhetas "radicalizou o uso da fragmentação, experimentação e aceleração no ritmo dos planos e cortes cinematográficos dos videoclipes, deixando-se influenciar e influenciando decisivamente a linguagem visual das artes visuais, do cinema, do design, dos quadrinhos, dos desenhos animados, da publicidade e, principalmente, da própria televisão."
Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea
Entrada franca
Local: Oi Futuro
Rua 2 de dezembro, 63 - Flamengo
Rio de Janeiro
Até 17 de agosto
Nenhum comentário:
Postar um comentário